No mundo contemporâneo infelizmente estamos vendo as pessoas cada vez mais estressadas e assim, cada vez mais doentes e acima do peso. Estudos demonstram que quando estamos tensos demais o cérebro fica mais ávido por refeições calóricas, guloseimas para “compensar” tal aflição, além de nosso metabolismo reduzir seu gasto de energia favorecendo um balanço positivo = acúmulo de gordura corporal. Ou seja, estresse engorda, sim!

A sobrecarga mental pode interferir até na forma como o organismo processa o alimento ingerido.
As taxas de cortisol (hormônio do estresse) e insulina (hormônio anabólico) ficam aumentadas favorecendo também o ganho de peso.

O estresse é entendido pelo corpo como uma situação de ameaça e, certamente, reações fisiológicas ocorrem com a intenção de poupar energia.

O cortisol aumentado pode ter diversas repercussões, por exemplo: mudanças de humor, ansiedade, depressão, insônia, compulsão alimentar, aumento de inflamação, alterações em tecido conjuntivo (ex. celulite), perda de massa muscular, aumento do risco de osteoporose, disfunção renal, acúmulo de gordura abdominal (> risco cardiovascular), esteatose hepática (= gordura no fígado), prejuízo do sistema imunológico, maior suscetibilidade a doenças auto imunes e alergias.

Sendo assim, não adianta querer mudar a alimentação para perder peso se não traçar estratégias para driblar o seu estresse, resolvê-lo ou pelo menos minimizá-lo.

Criar uma rotina com um olhar para você e fazer escolhas conscientes é, certamente, começar a traçar um novo caminho para seguir e criar uma nova história com saúde e disposição.

MENTE SÃ, CORPO EM EQUILÍBRIO!

Em outras palavras, algumas dicas anti-estresse:

  1. Exercitar-se: ⛹⚽🚴🏾‍🏊🏼‍🤸🏻‍ 🏄🏻‍ ⛹‍ 🎾
  2. Meditar!
  3. Respirar corretamente (yoga, meditação), 20 min/dia inspirando e expirando longamente.
  4. Ser otimista! 😀
  5. Brincar com o seu animal de estimação: 🐕🐈
  6. Ter diariamente momentos de lazer (ouvir uma musica, ver um filme, cozinhar, ler um livro, dançar, conversar com familiares, amigos).  Encontre o seu!

Gostou do nosso conteúdo? Leia também como a alimentação nutre suas articulações: https://www.physioplace.com.br/nutricao-pelas-articulacoes/